Mapas Inteligentes

A equipe GeoPro (Grupo de Geoprocessamento), que representa uma área de atuação dentro do IVIG, conta com uma equipe multidisciplinar de pesquisadores. O geoprocessamento é a utilização de dados georreferenciados que permitem gerar mapas, análises diversas dos recursos naturais, energia, planejamento urbano, dentre outros.

A demanda por informações espaciais vem aumentando a cada dia, e a tarefa deste grupo é dar subsídios às pesquisas científicas por meio da estruturação e gerenciamento de um banco de dados espacial, o qual dá suporte aos pesquisadores na tomada de decisão. O que mais chama atenção no trabalho da equipe é a proposta de ir além da compilação de dados georreferenciados, pois apresenta potencial para análise e geração de cenários que viabilizam a visão holística do ambiente.

Além de dar suporte no mapeamento dos projetos gerais do IVIG, atualmente o grupo vem desenvolvendo um Banco de Dados Geográfico – BDG em ambiente virtual com o objetivo de viabilizar ao corpo técnico do Instituto um acesso mais rápido aos resultados produzidos pelas pesquisas. A partir do armazenamento e organização dos dados geográficos em um banco de acesso via web, fica mais fácil controlar a produção e gerenciamento das informações.

Desde sua criação, a equipe já atuou em projetos como Rio 2016 – Olimpíadas, DNIT – BR 319, Projeto de Gerenciamento de Resíduos Portuários (SEP/PR), Projeto ME Estádios – Ministério dos Esportes, Furnas, FAPERJ – Rio Vulnerabilidade, assim como estudos acadêmicos: Vulnerabilidade da Bacia do Rio Acre e Vulnerabilidade Climática do Estado do Paraná. Neste momento, atua também na realização estudos das potencialidades do Projeto Cartografia da Amazônia - Projeto Censipam.